O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana começou, nesta quinta-feira, as obras de enrocamento, uma espécie de represamento, e limpeza ao redor das captações de água bruta no Rio Piracicaba. Os procedimentos são para minimizar e impedir o desabastecimento de água tratada, captada do Rio Piracicaba, que está abaixo do nível necessário para manter a qualidade na captação, devido à falta de chuvas.
O enrocamento começou nas primeiras horas da manhã com a abertura de uma estrada de acesso até a margem do rio para que os caminhões possam passar com as pedras que serão colocadas no fundo do rio, facilitando o aumento do nível do rio. Serão colocadas 100 metros cúbicos de brita quatro, em uma faixa com 52 metros de comprimento, três de largura e 30 centímetros de altura. As pedras foram doadas pela empresa Suzano Papel e Celulose.
Uma máquina retroescavadeira começou a realizar o trabalho de realocação das pedras que fizeram parte da base do enrocamento realizado em outubro de 2001. Esse é o primeiro enrocamento da história da cidade realizado no verão, em tempos de chuvas. A previsão é que na segunda-feira o serviço esteja concluído e, assim que o trabalho vai sendo realizado, o nível do rio vai subindo, favorecendo a captação.
Começou hoje também a limpeza externa próxima ao gradil das captações. O mato que fica preso às grades dificulta a sucção de água.