Os órgãos responsáveis pela operação que acontece nesta terça-feira em Campinas confirmam que três advogados são investigados por suspeita de extorsão. Um deles é marido de uma ex promotora do Gaeco, que é o grupo de combate ao crime organizado do ministério público. Duas prefeituras foram vítimas: Jaguariúna e Monte Mor. A operação conta com apoio do Ministério Público, Corregedoria da Polícia Civil e Policiais do BAEP, que cumpriram 12 mandados de busca e apreensão.
Uma pessoa chegou a ser detida, mas porque durante a ação os policias encontraram munições na casas dela.
Os secretários municipais de Monte Mor Adelício Paranhos, da Segurança e Miguel Padilha, da Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, confirmam que foram vítimas de uma tentativa de extorsão. Quando o fato foi levado ao conhecimento do prefeito Thiago Assis, ele determinou que os secretários tomassem as medidas necessárias para que os fatos fossem denunciados ao Ministério Público para apuração.
Através de nota, o Ministério Público confirmou a prisão de duas pessoas suspeitas de extorsão em prefeituras da região. Segundo apurou reportagem, entre os presos está o advogado Fabiano Panattoni, marido de uma ex promotora do Gaeco, que é o grupo de combate ao crime organizado do Ministério Público.
As prefeituras que passaram pela tentativa de extorsão foram de Monte Mor e Jaguariuna. Dois Secretários de Monte Mor, em entrevista a CBN CAMPINAS, confirmaram a prática.
As prisões desta terça feira foram por receptação e porte ilegal de munição.
A prefeitura de Jaguariúna ainda não se posicionou.
(Atualizado 18h)