O simulado do desembarque das seleções no aeroporto de Viracopos aconteceu nos dois terminais na tarde desta quinta-feira (22/05). De acordo com o consórcio Aeroporto Brasil Viracopos, cerca de 100 pessoas participaram do teste para a Copa do Mundo.
No novo terminal, a simulação do desembarque aconteceu no píer A. As pessoas representando uma das delegações deixaram a aeronave, posaram para fotos na área de imprensa e passaram pela Polícia e Receita Federal. No pátio uma pessoa simulou passar mal e recebeu atendimento do Samu.
Um teste semelhante foi feito no atual terminal, na área do conector de embarque. Este caso só não houve a simulação com a ambulância. A duração do deslocamento das seleções nos dois casos foi de cerca de 15 minutos cada.
O Engenheiro Civil da Unicamp, Creso Franco Peixoto, considera que o desembarque das delegações vai causar impactos para os usuários de Viracopos, principalmente na questão de vias de acesso ao aeroporto. O atual terminal, segundo o engenheiro tem uma estrutura que permite flexibilidade nas ações.
Apesar da consideração do engenheiro, a assessoria de imprensa de Viracopos afirma que as delegações vão desembarcar no píer A, que faz parte do novo terminal. No entanto, a cerca de 20 dias do mundial, ele ainda não está pronto. O consórcio garante que até começo de junho esteja concluído. A Copa começa no dia 12.