Com o aumento de 16% no índice de roubos nos quatro primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2013, a procura por carros blindados também cresceu na Região Metropolitana de Campinas. De acordo com o diretor comercial de uma empresa da capital paulista que instala as proteções, Antônio Kunigeli, a média mensal de interessados das cidades da RMC chegou a alcançar 100% de aumento.
Os valores, ainda segundo Antônio Kunigeli, variam entre R$ 45 e 50 mil: quantia alta, mas que não impede a busca por mais segurança. Nas ruas, motoristas como o taxista Luis Sérgio de Assis confirmam o interesse por mais proteção, mas reclamam exatamente do preço. O aumento na procura pela blindagem foi tão grande que a empresa de São Paulo chegou a firmar parcerias com concessionárias de Campinas e região, já que clientes procuravam as empresas para fazer o serviço.
Diante do interesse, no entanto, a recomendação é para que o consumidor tenha atenção sobre a autorização do Exército Brasileiro para o uso dos materiais necessários. O órgão regula a aplicação no País. O Brasil é o líder mundial no número de carros blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem. Somente em 2012, superou a marca de 8 mil e trezentas unidades. O índice é superior aos dados do México, da Índia e da África do Sul.