Com as vendas concentradas nos televisores, no vestuário esportivo e nos eletrodomésticos, os resultados do comércio de Campinas durante a Copa do Mundo ficaram abaixo do esperado. Dados da Acic mostram que o faturamento médio para o período foi 28 por cento menor que a expectativa inicial. Dos 300 milhões de reais previstos, 220 milhões foram registrados.
Diante disso, muitos estabelecimentos e centros comerciais decidiram adiantar as liquidações de inverno. Entre os setores com queda nas vendas, estão calçados e vestuários. Na Rua 13 de Maio, no centro da cidade, por exemplo, muitas lojas já baixaram os preços para tirar mercadorias acumuladas no estoque. José Carlos da Costa foi um dos que aproveitaram a redução nos preços. Telma de Jesus, no entanto, ainda reclama dos preços e diz que ainda espera mais descontos para comprar.
A exemplo da região central, os shoppings também sentiram a diferença durante a Copa. Segundo a vendedora de uma loja feminina no Iguatemi, Érica Castro, a redução nos horários em dias de jogos foi um dos motivos para a troca adiantada da coleção. Os resultados nos 30 dias de Copa do Mundo também levaram o shopping Dom Pedro a criar uma ação conjunta para atrair consumidores. É o que explica a gerente de marketing do estabelecimento, Joana Corsi. A campanha de descontos no local vai durar até o dia 20 deste mês.