A Defesa Civil de Campinas registrou apenas no último domingo 40 ocorrências de queimadas no município, um recorde nesse ano para esse tipo de atendimento. A umidade relativa do ar chegou a 11% no domingo e a 12,9% nessa segunda-feira.
Diante dos números a Defesa Civil emitiu um estado de alerta máximo para incêndios e estado de atenção para o nível de umidade do ar. O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado comenta os índices.
No mês de julho o registro de focos de incêndios na região de Campinas cresceu 1000% passando de nove, em 2013 para 100 no mesmo mês desse ano.
A Defesa Civil pede que a população, sob nenhuma hipótese, coloque fogo em terrenos, lixo e outros locais, porque essa ação prejudica ainda mais a qualidade do ar e pode provocar doenças respiratórias nas pessoas.
Segundo Sidnei Furtado, ainda faz parte da cultura das pessoas atear fogo em folhas e matas para limpar terrenos e chácaras aos finais de semana. Além do corpo de Bombeiros, a população pode denunciar focos de incêndio pelo telefone 199 de emergência da Defesa Civil.