Proprietários e trabalhadores rurais da região do residencial Shangrilá, em Campinas, combateram um incêndio de grandes proporções que atingiu a área nesta segunda-feira. O fogo começou no domingo, nas margens da Rodovia Campinas-Mogi, próximo ao pedágio de Jaguariúna. Com o tempo seco e a força do vento, o fogo se espalhou rapidamente, atingindo uma área de plantio de cana de aproximadamente quatro alqueires da Fazenda Santa Mariana, que queimou totalmente em poucos minutos. Era possível perceber a fumaça e o calor das chamas a centenas de metros do local da queimada. O gado da fazenda teve de ser recolhido para uma área reservada.
Os proprietários e funcionários da fazenda faziam o possível para combater as chamas. Desde o início do período seco, eles encontram muitos problemas provocados pelos incêndios. É o caso do trabalhador rural, Adriano Gonçalves Chaves, que sofre de bronquite e mesmo assim tentava apagar o fogo com ajuda de dois companheiros. O proprietário da Fazenda Santa Mariana, Cássio de Oliveira Gonzalez, afirma que aqueles que vivem na região enfrentam momentos de tensão desde o início do ano, quando o período se caracterizou como uma estiagem fora de época. Ele afirma que os moradores se organizaram para combater possíveis focos incêndios, mas esse último registro saiu do controle. Joaquim de Oliveira também é proprietário de uma fazenda no local da queimada e disse que os moradores se envolveram com o trabalho de combate ao incêndio, mas a preocupação é grande com possíveis problemas de saúde por causa da fumaça.
O Corpo de Bombeiros retornou ao local por volta das duas horas da tarde. No final da tarde, ainda existiam alguns focos do incêndio, mas a situação estava aparentemente controlada, segundo informações do proprietário da Fazenda Santa Mariana, Cássio de Oliveira Gonzalez.