Em época de tempo seco, com umidade abaixo dos 20%, a prefeitura de Campinas reforça que a limpeza de terrenos particulares com fogo é proibida e a multa para estas situações passa R$ 5 mil. A cidade já declarou estado de alerta máximo para incêndios. Neste ano, foram 19 multas pela prática. O Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, reforça que a multa é pesada exatamente para coibir esse tipo de ação.
Essa multa tem impactado na diminuição de queimadas para limpeza de terrenos, segundo a prefeitura de Campinas. Destaca se ainda a conscientização da população e o reforço das fiscalizações. Os fiscais trabalham diariamente e contam com as denúncias pelo 156.
O risco de limpar os terrenos com fogo vai desde ele se alastrar e causar um incêndio em propriedades vizinhas até comprometimento da pequena fauna e de microrganismos que são benéficos ao solo.
As limpezas devem ser feitas conforme legislação da prefeitura, com contração de empresas especializadas, por exemplo.
Todos os meses, a prefeitura recebe cerca de 600 pedidos para notificar proprietários da necessidade dessas limpezas. Deste total, entre 350 e 400 são notificados. 30% fazem a limpeza. Os que não fazem são multados em R$ 656,93. Desses, metade limpa após a multa. 20% não limpam e a multa vai para a dívida ativa do município.