As vendas de umidificadores e climatizadores aumentaram até 35% em Campinas. Com dias em que a umidade do ar ficou abaixo dos 20% e a cidade chegou a declarar estado de emergência, a população procurou alternativas para amenizar o mal estar.
Mauro Jacinto da Silva Filho é proprietário de uma farmácia na cidade, nos últimos meses ele sentiu a demanda aumentar e precisou contar com estoque e o compromisso do fornecedor. A reportagem também conversou com lojas de eletro eletrônicos e em Campinas a tendência de aumento nas vendas foi mantida, em torno dos 30% a mais. Vendedores notaram que compradores aproveitaram para levar mais de um umidificador ou climatizador.
Algumas dúvidas sobre os aparelhos ainda são comuns. A pneumologista Débora Aguiar Patrocínio Explica a diferença entre os dois tipos – o climatizador também ameniza a temperatura. Ela esclarece as situações adequadas de uso: não devem ser prolongadas, pois há risco de formação de fungos.
Os aparelhos são recomendados principalmente para alérgicos, crianças e idosos. A fisioterapeuta Pamela Carvalho tem alergias e há alguns meses usa o umidificador. Ela sente melhora nos quadros de rinite e corizas.
Quem não tem umidificador ou climatizador em casa pode optar durante a noite pelas toalhas molhadas e baldes com água, que também melhoram um pouco a qualidade do ar.
Durante o dia é importante se manter hidratado e beber bastante água, mesmo se não sentir sede. Uma alternativa são s sucos. Quem pratica exercícios físicos, os isotônicos são recomendados.