A empresa DAE Jundiaí informou que deixou de captar água do Rio Atibaia nesta quinta-feira por um período de três horas e não de três dias como informou a Sanasa em Campinas. A medida foi tomada em solidariedade ao município vizinho, atendendo a um pedido do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica). Com isso, o departamento responsável pela água e esgoto em Jundiaí, também desmentiu que o pedido de paralisação na captação teria partido do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, como também informou a Sanasa.
A DAE Jundiaí reafirmou que esta manobra não afeta o abastecimento no município. Desde janeiro a empresa vem trabalhando na gestão dos recursos hídricos para continuar fornecendo água à população. O abastecimento em Jundiaí ainda é normal, graças às reservas de água do município. A equipe técnica da DAE está em alerta, monitorando o volume de água que entra na represa e o que sai. Atualmente o consumo médio é de 1.500 litros por segundo, sendo que 1.200 litros são captados do Rio Atibaia, conforme outorga do DAEE.
O abastecimento nesta quinta-feira em Campinas continuou comprometido devido à baixa qualidade da água, e a captação do Rio Atibaia está defasada em 29%. Nestes dias de forte calor, a população demanda um consumo com picos de 4,1 mil litros por segundo, e devido à má qualidade da água, a Sanasa só tem a possibilidade de tratar 2,95 mil litros por segundo.