Prefeitos de todo país estarão em Campinas, nestas segunda e terça-feiras, para participar da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro terá como pauta central o aprimoramento do pacto federativo e as necessidades e urgências dos municípios brasileiros. Mais de 600 pessoas, entre prefeitos e gestores municipais, já se inscreveram para participar dos debates. Um dos pontos altos da Reunião será o encontro dos prefeitos com o vice-presidente da República, Michel Temer, às 10h30, da segunda-feira.
Na ocasião, os prefeitos vão apresentar ao vice-presidente as demandas municipais expostas na carta que a FNP encaminhou aos candidatos à presidência da República, em setembro. Segundo Michel Temer, o município goza de autonomia desde os tempos do Brasil Colônia, quando eram cidades e vilas. “Quanto maior a autonomia municipal, com os recursos necessários, melhor para os estados e para o país”, declarou o vice-presidente da República.
Durante a Plenária de Prefeitos, os participantes devem debater, entre outros assuntos, o papel dos governos locais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para essa mesa está confirmada a presença do coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil (ONU), Jorge Chediek.
A 66ª Reunião Geral conta ainda com a participação do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, para a solenidade do evento, na noite do dia 10 de novembro. A atividade acontecerá no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas.